Ao final de toda a pesquisa feita, sobre a gerência de esportes, e quais fatores são importantes no seu estudo, determinamos nosso modelo matemático para tentar verificar a eficiência dela e com isso, nessa última semana o trabalho foi finalizado, segue abaixo o trabalho final:
https://drive.google.com/file/d/1WWGSOP-V1AxeLYW-kwZ8pc_AFjigRHVR/view
Um relatório mais detalhado do desenvolvimento do trabalho pode ser obtido no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1D44nmd98c-KU0o1G2QFuReDqhILYDkYa/view?usp=sharing
Além disso, gostaríamos de agradecer ao professor Prof. Dr. Antônio Carlos Zambroni de Souza, pela oportunidade do desenvolvimento de um trabalho bastante legal e produtivo, em que conseguimos utilizar todos os conceitos de aula em conjunto com as referências bibliográficas e aplicá-los. E também, agradecer ao monitor Pedro Vanconcelos, por ter disponibilizado ajuda para esclarecer dúvidas e auxiliar no desenvolvimento do trabalho.
terça-feira, 25 de junho de 2019
sábado, 8 de junho de 2019
Pontuação pelos títulos conquistados
Para
definir como cada conquista irá influenciar na eficiência da gestão do clube ao
longo do ano, usaremos como referência o critério de pontuação para o Ranking
PLURI de conquistas (RPC) que é da PLURI consultoria, ela será de grande
auxílio, visto que seria difícil determinar por nós mesmos como uma conquista
poderia ser quantificada. O(s) título(s) conquistado(s) é uma das variáveis
mais importantes para definir o quão boa foi a gestão do clube, visto que o
time joga para isso. Agora, basta relacionar os
dados de receitas, despesas, superávit/déficit e demais variáveis com esses títulos, na nossa
modelagem.
Fonte: IPEG – Índice PLURI de
Eficiência na Gestão do Futebol 2013 – 01/09/2014
domingo, 2 de junho de 2019
Relação entre Receita, Gastos e Desempenho em Campeonatos
Para melhorar nosso modelo, resolvemos investigar a relação entre a variação de receita e de gastos de alguns grandes clubes com variação do desempenho deles no campeonato brasileiro. Com isso esperamos estabelecer uma conexão entre a parte financeira do clube e o seu desempenho esportivo.
Para isso usamos os dados fornecidos no artigo de Rafael Valente feito para a ESPN. Nesse artigo ele apresentava as dívidas e as receitas de alguns clubes nos anos de 2016 e 2017. Também pesquisamos a pontuação de tais clubes nos campeonatos brasileiro nestes anos.
Com esses dados em mãos, plotamos os seguintes gráficos:
Devemos agora analisar os resultados obtidos para aplicar os conceitos apresentados no capítulo 6 (Introdução à Identificação de Sistemas Dinâmicos) do livro "Introdução à Modelagem, Análise e Simulação de Sistemas Dinâmicos". Talvez seja necessário coletar mais dados para aumentar a qualidade da análise.
Referências:
VALENTE, Rafael. Receitas, dívidas, gastos: um raio-x das finanças dos grandes em 2017. ESPN Internet Ventures. 2 de Maio de 2018. Disponível em: <https://www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/4259761/receitas-dividas-gastos-um-raio-x-das-financas-dos-grandes-em-2017>
SOUZA, Antonio Carlos Zambroni de. PINHEIRO, Carlos Alberto Murari. Introdução à Modelagem, Análise e Simulação de Sistemas Dinâmicos. Editora Interciência. Capítulo 6.
Assinar:
Postagens (Atom)