Para melhorar nosso modelo, resolvemos investigar a relação entre a variação de receita e de gastos de alguns grandes clubes com variação do desempenho deles no campeonato brasileiro. Com isso esperamos estabelecer uma conexão entre a parte financeira do clube e o seu desempenho esportivo.
Para isso usamos os dados fornecidos no artigo de Rafael Valente feito para a ESPN. Nesse artigo ele apresentava as dívidas e as receitas de alguns clubes nos anos de 2016 e 2017. Também pesquisamos a pontuação de tais clubes nos campeonatos brasileiro nestes anos.
Com esses dados em mãos, plotamos os seguintes gráficos:
Devemos agora analisar os resultados obtidos para aplicar os conceitos apresentados no capítulo 6 (Introdução à Identificação de Sistemas Dinâmicos) do livro "Introdução à Modelagem, Análise e Simulação de Sistemas Dinâmicos". Talvez seja necessário coletar mais dados para aumentar a qualidade da análise.
Referências:
VALENTE, Rafael. Receitas, dívidas, gastos: um raio-x das finanças dos grandes em 2017. ESPN Internet Ventures. 2 de Maio de 2018. Disponível em: <https://www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/4259761/receitas-dividas-gastos-um-raio-x-das-financas-dos-grandes-em-2017>
SOUZA, Antonio Carlos Zambroni de. PINHEIRO, Carlos Alberto Murari. Introdução à Modelagem, Análise e Simulação de Sistemas Dinâmicos. Editora Interciência. Capítulo 6.
Nenhum comentário:
Postar um comentário