sábado, 11 de maio de 2019

Definição dos parâmetros da modelagem

Com base na definição do tema (gerenciamento de um time de futebol), nós pesquisamos artigos e publicações acadêmicas sobre o assunto. Dentre os vários textos encontrados, um que nos chamou atenção foi o artigo "Leveraging knowledge for improved sport club performance management" feito por Stanislav Tripes e Jan Voracek. Nesse texto eles analisam a estrutura de um clube, processam as informações adquiridas através da modelagem de sistemas dinâmicos e discutem os resultados encontrados.

Ao longo do texto, eles apresentam mapas mentais e diagramas para demonstrar as relações entre os parâmetros encontrados e as tendências observadas, que gradualmente seriam transformadas no modelo final. Com base nesses diagramas conseguimos definir os principais parâmetros da nossa modelagem, por exemplo: custos, patrocínios, ganhos, marketing, sucesso em competições, satisfação dos membros da equipe, número de membros na equipe, entre outros.

 Fonte: TRIPES e VORACEK, 2012.


Fonte: TRIPES e VORACEK, 2012.



Fonte: TRIPES e VORACEK, 2012.

Os próximos passos agora são a pesquisa de dados estatísticos para formular hipóteses quanto à relação matemática entre os parâmetros, a seleção e o ajuste do modelo.

Referências:
TRIPES, Stanislav. VORACEK Jan. Leveraging Knowledge for Improved Sport Club Performance Management. 2012. Knowledge and Learning: Global Empowerment; Proceedings of the Management, Knowledge and Learning International Conference 2012, International School for Social and Business Studies, Celje, Slovenia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário